Gosta de fazer listas de tarefas? Aprenda a organizá-las melhor

with Nenhum comentário

Você também é um amante de listas de tarefas? Na semana passada o CEO do Rapiddo, Guilherme Bonifácio, saiu na Folha de S.Paulo em matéria que abordou a importância de manter sua lista de afazeres organizada. A publicação convidou três empreendedores que não largam mão de ter um roteiro para organizar seus afazeres do dia a dia, tanto profissionais quanto pessoais.

Paula Rizzo, autora do livro “Listomania: Organizando Pensamentos” foi entrevistada pelo jornal e deu dicas de como manter listas de tarefas organizadas e factíveis. O primeiro conselho da autora foi ter uma lista, porém lembrar de mantê-la organizada.

Ela levantou vários pontos importantes para fazer isso, como colocar todas as ideias no papel e separá-las por categorias. Aproveite esse momento para descartar e priorizar itens. Cadernos e smartphones são muito bem vindos nessa etapa.

Recorte de matéria da Folha de S.Paulo

Avalie com realismo quais tarefas são principais e se você terá tempo de fazê-las naquele dia ou no período que determinou para tais. Também é essencial ordenar seus afazeres a partir da organização do seu dia a dia. Se você tem mais tempo pela manhã para cuidar de deveres de casa então organize-os nesse horário, se é melhor a noite, desloque-os para o período noturno.

Paula afirma que o maior erro cometido na organização de listas é misturar afazeres de categorias diferentes em um mesmo lugar, deixe-os próximos para que tudo seja visível, mas não juntos. Existem vários aplicativos que podem te ajudar nesse momento, como o Google Docs.

Guilherme, antigo usuário de listas, diz que faz checklists desde a época da universidade. Segundo ele “virou uma coisa comum e vale para tudo, uma aula de tênis ou uma reunião”. Ele também afirma que com os aplicativos que existem hoje em dia ficou muito mais fácil, ele consegue compartilhar uma lista com a sua mulher para ambos terem acesso aos compromissos. No Rapiddo isso também acontece, assim os funcionários já sabem quando ele estará ocupado.

Com todas essas dicas fica muito mais fácil criar listas de tarefas e ter certeza de que ela não vai virar uma bagunça.

Deixe uma resposta