Aumento da produtividade significa planejamento

with Nenhum comentário

Otimizar o seu tempo e produzir mais não estão relacionados à preguiça, à desatenção ou ao desleixo. Para falar a verdade, cumprir todas as tarefas do dia significa racionalizar o seu tempo. E, por isso, quando o assunto é aumento da produtividade, há algumas iniciativas simples que podemos adotar no dia a dia e que vão te ajudar a organizar melhor sua vida pessoal e profissional.

Aumento da produtividade
Planejar é aproveitar aquele seu tempo com o que realmente importa

Organiza-se!

Nas primeiras horas do seu dia, faça uma lista contendo todas as tarefas que você deseja realizar. Se puder, classifique-as da mais importante para menos importante. Ninguém é de ferro, e sabemos – cá entre nós – que às vezes não é possível realizar tudo que planejamos naquele dia. Mas priorizar algumas tarefas em detrimento de outras significa não perder tempo com afazeres que poderiam ser concluídos outra hora.

Prazos

Após definir suas tarefas, estipule alguns prazos para realizá-las. É importante fazer uma estimativa do tempo de cada afazer, para você ter uma ideia do panorama completo de suas atividades. Além disso, uma boa saída é, caso você não cumpra alguma tarefa no tempo estimado, procurar analisar o porquê isso aconteceu. Avalie se o problema foi com você, ou devido a algum acontecimento alheio. Um imprevisto, ou algo parecido.

Descanse

Paradoxalmente falando, para ser produtivo, é preciso que você esteja disposto e obviamente saudável. Para isso, é necessário que você descanse, sobretudo, a mente. Tire um tempo para relaxar. Às vezes, praticar um hobby ajuda a se desligar das obrigações. Proporcione, de alguma forma, um tempo para seu cérebro respirar. Isso vai te ajudar a melhorar o seu desempenho no trabalho e na faculdade.

O aumento da produtividade no dia a dia

A rotina de um escritório é bastante agitada. Reuniões com a equipe. Relatórios. Documentos. Tudo isso demanda horas e esforço de qualquer um. Sem contar o fato de que temos ainda que dividir o nosso tempo entre a vida pessoal e profissional. 24 horas nesse caso torna-se pouco em relação ao que precisamos fazer durante um dia inteiro. Mas atualmente, e graças à tecnologia, já podemos otimizar esse tempo – leia-se aumento da produtividade -, e nos focar naquilo que realmente importa.

Aumento da produtividade
A tecnologia é uma importante aliada

Nesse sentido, os aplicativos e softwares facilitam muito o nosso dia a dia. Hoje, é possível fazer quase tudo pela internet, em apenas poucos cliques. Pedir comida. Comprar uma roupa. Fazer uma transferência bancária. Essas são algumas das funções desses aplicativos – e por que não também solicitar uma entrega de documentos pelo celular? Para uma rotina mais administrativa, isso pode ser uma solução bastante atraente, com inúmeras vantagens.

Imaginem um escritório de advocacia: seria mesmo necessário se deslocar toda vez até o cartório ou tribunal para protocolar um processo? Isso demandaria muito tempo e, dificilmente, dependendo da quantidade de protocolos, faria com que o advogado conseguisse chegar novamente ao local de trabalho – isso, se chegasse. E assim todas as atividades diárias passariam a se acumular por causa desse tempo perdido.

Aproveitando essa lógica, até mesmo um escritório comum também otimizaria ainda mais o seu tempo, ao adotar medidas mais tecnológicas. Nesse caso, não seria necessário que um profissional saísse do seu posto de trabalho para ir até o local da entrega e ainda voltar. Um entregador, apto a isso, faria de uma forma mais rápida e eficiente, dependendo da distância da entrega. E o profissional, que se deslocaria, continuaria em seu posto, colaborando da melhor maneira possível para a empresa.

Com isso, o aumento da produtividade seria algo inevitável e significaria uma produção mais constante. E – confessemos –  por que dificultar se podemos facilitar e aproveitar melhor – e mais! – o nosso tempo?

Deixe uma resposta