Atendimento em bares e restaurantes: é possível melhorá-lo!

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Em bares e restaurantes, o atendimento ao cliente é uma espécie de carro-chefe. Ele é muitas vezes o fator que determina – além da qualidade da comida -, se aquele estabelecimento é bom ou ruim e se o cliente voltará a comer ali.

 

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Priorize um atendimento mais assertivo!

Talvez, o segredo de proporcionar um excelente atendimento esteja justamente em priorizar uma boa comunicação. No contexto de bares e restaurantes, atendimento e comunicação precisam ser tratadas como sinônimos e estarem lado a lado. Impossível desenvolver essa área sem o apoio dessa importante habilidade.

Para ter uma ideia da necessidade de oferecer um bom atendimento ao cliente, o Neoassist produziu uma pesquisa, revelando que 68% dos clientes estão dispostos a pagar até 20% a mais por produtos e serviço desde que fossem oferecidos com um atendimento melhor. Ou seja, a lucratividade do seu negócio também está atrelada não só à qualidade da sua comida, mas também à experiência que você proporciona a cada cliente.

Para melhorar a performance de seu restaurante, já adianto que não há uma resposta pronta, que encaixaria em qualquer tipo de negócio e também depende de algumas variáveis. Uma delas são os valores e a missão que cada estabelecimento carrega. Sem contar o fato de que o atendimento é feito por e para pessoas, o que abre margem a diferentes interpretações e condutas, dependendo de alguns casos. No entanto, há algumas medidas que merecem ser priorizadas e, portanto, adotadas:

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Alinhe a conduta de seu restaurante de acordo com os valores que você deseja transmitir para os clientes

TRANSPARÊNCIA NO ATENDIMENTO

Um dos valores que o cliente mais preza, na hora do atendimento, é a transparência. Comunicar de forma honesta e clara, ainda que não corresponda à expectativa do cliente, transmitirá uma credibilidade maior ao seu negócio. Se possível, invista em sistemas que te forneçam informações mais precisas ao seu cliente. Uma situação bastante recorrente, que bares e restaurantes disputados precisam lidar, é a temida fila de espera – e cá entre nós, ninguém merece ficar esperando. Por outro lado, já há softwares, disponíveis no mercado, que estipulam uma média de tempo, de maneira simples e automatizada. E você consegue informar ao seu público de maneira mais exata e honesta.

CORDIALIDADE

Provavelmente, esse é uma medida que todo restaurante provavelmente sabe e tentar seguir a risca. Mas vale a pena ressaltar: seja educado, ainda que o cliente tenha adotado uma postura mais grosseira. A solução mais madura nesse caso é tentar contornar a situação, de maneira educada e cordial. Uma boa saída é investir em profissionais com bom relacionamento interpessoal e que goste de lidar com o público. Eles estarão mais aptos a lidar com esse tipo de situação.

INVISTA NA SUA EQUIPE

Sua equipe precisa estar informada sobre a parte operacional do seu restaurante. Garçons e garçonetes principalmente. Eles precisam saber o menu que é comercializado no seu estabelecimento. Quando perguntado para esses funcionários informações de um prato, e eles sabem exatamente o que responder, isso também causa uma boa impressão, além de transmitir credibilidade ao cliente. Eles trabalham lá, precisam saber pelo menos o mínimo para responder eventuais dúvidas.

ASSUMA A RESPONSABILIDADE

Caso o restaurante erre, não tem problema! Somos humanos e passíveis de erros. O que deve ser feito nesse caso é assumir que errou. Entender o problema.  E solucioná-lo o mais rápido possível. Analisar o que causou a falha será também necessário para que a situação não se repita.

EMPATIA

Se por ventura acontecer algum problema, tente entender o lado do cliente. Haverá sempre dois – ou até mais – lados, dependendo da situação. E seu consumidor precisa saber que você entende o fato dele ter um ponto e que merece ser inclusive analisado e refletido.

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