Aplicativos podem otimizar o atendimento em bares e restaurantes.

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O mercado é algumas vezes cruel, mas a regra é clara: se a demanda do cliente não for atendida – e isso vale para qualquer serviço comercializado tanto fisicamente quanto em aplicativos -, ele vai procurar outra oferta que atenda prontamente às necessidades dele.

No ramo alimentício, essa lógica não é muito diferente. É preciso atender bem para que os clientes retornem ao seu estabelecimento. O consumidor é exigente e pressupõe que, se você está aberto e operando, é porque detém de um bom nível de qualidade – incluindo, a performance do seu serviço e a comida oferecida. E é justamente nesse ponto que está o cerne da questão.

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Atente-se ao seu cliente!

Quando essa premissa não é verídica, ou seja, quando o estabelecimento não oferece um bom serviço, há uma quebra de expectativa, e um dos efeitos-colaterais, já que toda ação tem uma reação, é o início de uma fama indesejada – e algumas vezes, irreversível. Difícil de contornar.

Mas graças ao avanço da tecnologia – e dos dispositivos de telecomunicação -, o atendimento de qualquer estabelecimento passou a ser facilitado por essa ferramenta, ao invadir os mais diversos ambientes de interação e, assim, perpetuar um relacionamento mais estreito e transparente com o público.

Segundo uma pesquisa da Salesforce, CRM de vendas, divulgado em seu relatório anual, cujo trabalho consistiu em ouvir mais de 2,6 mil profissionais de atendimento ao cliente em todo mundo, revelou que 50% das equipes interagem em pelo menos cinco canais diferentes. Entre eles, estão telefone, internet – as redes sociais, chat, mensagens (SMS) e aplicativos de celulares.

Dos canais mais citados na pesquisa, é possível perceber que quase todos são feitos através de algum dispositivo tecnológico. Não à toa, evidenciando o já esperado e percebido por todos nós: a influência da tecnologia como uma imprescindível ferramenta pela qual a informação é transmitida e divulgada mundialmente, nos mais diversos setores. Sejam as mensagens para fins pessoais ou profissionais, o mundo se conecta e interage por uma tela plana.

Vale destacar nesse contexto o papel dos aplicativos, como um meio para auxiliar o atendimento ao cliente. Esses importantes aliados são responsáveis por otimizar a rotina de um estabelecimento, dinamizando a produção, por exemplo, da cozinha, do atendimento e, até mesmo, da logística do estoque.

Sistemas e Aplicativos que otimizam o atendimento:

Aplicativos
Aplicativos de comida são a nova tendência no mercado alimentício

Delivery

Nos últimos anos, com o advento de aplicativos para comida, o delivery ganhou ainda mais espaço e importância nas lanchonetes e nos restaurantes do país. Segundo a pesquisa mais recente da Abrasel sobre o setor, o delivery chegou a movimentar 9 milhões de reais em apenas um ano.

O que abriu margem para o mercado de aplicativos focados nesse ramo, como o Rapiddo Entregas. A empresa é responsável por conectar motoboys aos restaurantes de inúmeras cidades espalhadas pelo país. Referência em logística, esse aplicativo possui o objetivo de facilitar a vida desses estabelecimentos, quando resolvem entrar no mundo do delivery. E tudo isso é feito de maneira bem simples e fácil, direto da plataforma.

CRM

O CRM, termo em inglês que traduzido significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma importante plataforma para não só entender melhor a cultura de consumo do público que seu estabelecimento atende, mas também para estreitar as relações, mantendo viva a marca na memória das pessoas.

A prática, criada na década de 90, ressalta a importância de ter esse tipo de relacionamento com o cliente. Por essa ferramenta, é possui criar dados. Extraí-los. E fazer um cruzamento dessas informações e assim chegar a certas conclusões de comportamento do seu consumidor.

Dessa maneira, você consegue oferecer exatamente aquilo que seu cliente deseja, além de sair na frente dos seus concorrentes e economizar com campanhas de marketing desnecessárias. Você conhece o seu público e sabe o que ele gostaria ou não de ver e comprar.

Cardápio Digital

A tecnologia hoje nos proporciona uma série de facilidades. Para comprar uma comida. Fazer uma transição bancária. E na área de atendimento de restaurantes não é diferente. Hoje, já existem cardápios digitais que dinamizam o atendimento desses estabelecimentos.

O Cardápio fica mais atrativo e dinâmico, chamando atenção dos consumidores pela espírito inovador e atual. Já há estudos ainda que revelam a influência dessa ferramenta nas vendas, fazendo com que os consumidores passassem a comprar mais.

Ele também facilita na produção do cardápio e na otimização de tempo e dinheiro. Caso o restaurante tire um prato do menu, ou altere o preço, basta mudar em sua programação. Já em um cardápio tradicional, era preciso altera-lo na gráfica. Isso leva tempo e dinheiro

Conheça sua fila!

Hoje, também há disponíveis no mercado softwares que são capazes de calcular o tempo médio de espera, caso o restaurante esteja com fila. Para o consumidor, isso seria uma ótima solução, já que ele teria uma informação mais exata desse tempo.

Ficar esperando não é bom! Sabemos disso. Mas, se o restaurante pelo menos conseguisse fornecer esse tipo de informação, já transmitiria uma credibilidade maior ao cliente, ao criar uma interação – sobretudo nessa etapa, que é quando o consumidor tem a primeira impressão do local – mais honesta entre o consumidor e o estabelecimento.

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