9 maneiras de preparar sua loja online para o final do ano

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Quem nunca comprou aquele presente de última hora? Deixou para depois e quando se deu conta já era quase natal? Mas ninguém quer enfrentar as lojas lotadas dos shoppings no final do ano, por isso muitas pessoas optam pelos e-commerces que fazem same day delivery (entrega no mesmo dia) ou que têm prazo de entrega baixo. Se seu negócio faz parte deste grupo, existem alguns fatores nos quais você deve se atentar para deixar sua loja online preparada!

1- Tenha um controle muito bem feito do seu estoque

Se possível, já tenha uma noção da demanda que você terá de produtos específicos. Por exemplo, o seu e-commerce de moda tem um vestido que é o campeão de vendas, então fique preparado porque nesse momento muitas pessoas podem tentar comprá-lo. Tenha um estoque maior dele para não correr o risco de perder vendas.

2- Espaço no estoque

Caso você tenha um estoque físico e está se preparando para vender mais, é possível que você precise de mais espaço. Então certifique-se de que o seu espaço esteja organizado para receber uma quantidade maior de produtos. Ou então alugue um espaço temporário para esses produtos “extra”.

3- Avise seus fornecedores

É vital informar os seus fornecedores com antecedência que a demanda pode aumentar, para que eles estejam preparados para trabalhar bem mais do que o normal. É possível que eles digam que não terão mão de obra ou capacidade de te atender, então você tem tempo para se preparar de outra maneira, como ter o produto em estoque e não depender de fornecedores para fazer ter seus produtos.

4- Opte por entregas expressas

Se a sua loja online não faz entregas no mesmo dia e você não quer perder a chance de deslanchar suas vendas nesse momento de alta no mercado, contrate um serviço que faça a logística de entregas para você, como o Rapiddo. Dessa maneira, você pode se preocupar exclusivamente com o seu estoque e em  promover sua loja.

5- Ofereça valores de frete possíveis

Não ofereça valores de frete que te deixarão no prejuízo depois ou que não te permitirão fazer as entregas no período determinado. Caso você resolva fazer uma promoção nesse valor, como frete grátis ou algo assim, fique ciente de que as suas vendas podem aumentar muito e de que talvez você não tenha mão de obra necessária para arcar com isso. O ideal é fazer um preço cheio de frete e focar em promoções nos produtos.

6- Não se iluda com o prazo de entrega

Homem correndo com maleta

É muito importante lembrar que, se não for possível entregar no prazo que você prometeu, não prometa! Pior do que não fazer vendas nessa época do ano é manchar a reputação com os seus clientes que não receberam suas compras à tempo do Natal e que, provavelmente, não voltarão a fazer compras na sua loja. Por isso, determine prazos de entregas reais levando em consideração que provavelmente você venderá mais.

7- Fique atento às fraudes de pagamento

Pessoa entregando o cartão de débito

É essencial ter um meio de pagamento online que te proteja de possíveis golpes. Claro que é importante se precaver contra fraudes o ano inteiro, porém como essa época do ano costuma ser mais turbulenta e provavelmente sua loja online terá mais acessos, talvez algumas irregularidades “escapem”.

8- Prepare a capacidade do seu site

Como o número de acessos aumenta, é possível que seu sistema fique mais lento e sobrecarregado, algo que não é ideal quando falamos de user experience (experiência do usuário). Portanto já avise seu suporte técnico para se preparar para uma atividade fora do usual e busque métodos para acelerar o seu site.

9- Planeje o layout da sua loja online

É muito importante exibir na sua página principal e em locais de destaque produtos que vendem melhor normalmente, produtos em promoção e os que você já sabe que têm em boa quantidade no estoque. Dessa maneira você chama a atenção dos clientes para os seus produtos principais.

E então? Agora está preparado para encerrar o ano com chave de ouro? Boas vendas!

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