7 passos para ter uma logística de e-commerce eficiente

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Logística de e-commerce é um processo essencial para lojas virtuais e influencia diretamente no processo de compra e fidelização dos clientes. Não importa o tamanho da loja, um processo ineficiente de logística gera clientes insatisfeitos, queda em vendas e, com certeza, prejudica a imagem da sua marca.

Na mesma medida que o comércio eletrônico avança no Brasil, o nível de exigência do consumidor também cresce e a logística tem se mostrado um grande problema. De acordo com o Procon, em 2014 foram registrados 35.037 reclamações gerais de consumidores relacionadas a atraso ou demora em entregas.

O site Reclame Aqui registrou em 2014, mais de 254 mil reclamações de clientes insatisfeitos com serviços de entrega dos e-commerces.  

Esses números se tornaram assustadores, mas ao mesmo tempo reflete o quanto a logística para e-commerce pode ajudar o comércio eletrônico a vender mais se conseguir fazer com que esse processo funcione corretamente.

Como utilizar a logística de e-commerce a favor da sua marca?

A logística de e-commerce deve ser pautada em muito planejamento e organização, é necessário adaptar todos os seus produtos e tecnologia de forma que isso possa gerar o menor tempo de entrega e tornar cada vez mais a marca relevante para o público alvo.

Existem alguns passos que são indispensáveis para quem está realizando a logística para e-commerce. Quer descobrir? Confira a seguir:

1 –  Entenda o seu negócio como um todo

Antes de tudo, é necessário avaliar a gestão da sua organização. Para conseguir gerir uma empresa corretamente, é preciso entender e acompanhar todas as áreas das quais a organização é composta.

Seja com seus funcionários ou parceiros, é necessário que todas as áreas trabalhem em sintonia e cooperativismo, e isso só é possível com uma boa administração.

2 – Mantenha seus sistemas atualizados

Você não quer mostrar ao seu cliente um produto que já não está mais disponível em estoque, ou correr o risco de fazer uma mega promoção e, de última hora, descobrir que mais clientes compraram o seu produto do que você imaginava. Mantenha contato com o seu fornecedor logístico, e fique atento com o seu ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema que integra os seus dados.

O resultado disso é a redução de custos, afinal, com seus sistemas atualizados, você dificilmente será pego de surpresa por alguma eventualidade como as citadas acima.

3 – Trabalhe com prazos

Existem muitas opções de entregas e prazos. É necessário que você adote e programe-o em sua loja, atendendo efetivamente o tempo que determinou ao seu cliente. Não diga prazos que você não irá cumprir e, se possível, tente entregar o pedido antes do período solicitado. Todo mundo adora ser surpreendido por algo bom que acontece antes do prazo estipulado.

4 – Rastreamento

Dê a oportunidade do seu cliente rastrear o seu pedido, quanto mais acesso ao produto ele tiver antes de recebê-lo, mais credibilidade e confiança ele terá na sua empresa.

5 – Tenha parceiros inovadores e confiáveis

Ter parceiros inovadores e com potencial para gerir de forma eficiente a sua logística é essencial! Além disso, um bom relacionamento com os seus fornecedores fará com que você tenha um excelente relacionamento com os seus clientes, isso com certeza irá dar um fôlego para conseguir maiores margens de negociações.

6 – Usar a embalagem correta

Imprevistos podem acontecer, e para uma logística efetiva, tenha em mente que é necessário uma proteção de qualidade e adequada para cada tipo de produto. O bom e velho plástico bolha nunca sai de moda, então abuse dele para garantir a integridade da mercadoria que será entregue.

7 – Same Day Delivery (Entregas no mesmo dia)

A grande tendência da logística de e-commerce é o Same day delivery ou simplesmente, entregas no mesmo dia. Lojas como Dafiti e Netshoes já trabalham com esse modelo que permite que seus clientes recebam produtos que tenham urgência no mesmo dia. É incrível!

Viu só? Ter uma logística eficiente não é difícil.

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4 Respostas

  1. legal acho que é isso mesmo temos que atualizarmos ao maximo.

  2. Marcio Alves Paiva
    | Responder

    Maravilha, o Avanço e a dinâmica da logística é um fator essencial para o ciclo Empresa entregador e cliente…

  3. Rodrigo
    | Responder

    Olá, realmente a logística para e-commerce é responsável por um número gigantesco de clientes felizes e infelizes. Quem nunca passou por um atraso em sua mercadoria ? Entretanto, dia após dia isso vem mudando, hoje consigo comprar um livro ou um par de sapatos e receber no mesmo dia com uma assertividade de horários bem legal….

  4. Parabéns equipe Ráppido. Excelente post, simples e direto ao assunto. Aqui na SOS Presentes com Entrega Rápida o Same Day Delivery já ficou pra trás, trabalhamos com Delivery 2 horas, e a equipe Rápiddo nos atende muito bem, em especial após as 18 horas, quando aumenta o fluxo, deixando nossos clientes sempre satisfeitos. Aguardamos ansiosos o dia em que vocês atenderão também aos sábados à tarde e domingos, aí será perfeito. Mas o atendimento de segunda à sexta e sábado de manhã está perfeito. Toda a nossa equipe agradece a qualidade e rapidez com que nos antendem.

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