7 dicas para preparar seu restaurante para o final do ano

with Nenhum comentário

Segundo dados da Abrasel, a expectativa de crescimento nos ganhos de final do ano é de até 50%, comparando com o mesmo período do ano passado. Com isso em mente, é importante preparar seu restaurante para atender as mudanças que acontecem na demanda dessa época.

 

1- Contate seus fornecedores

Garanta com antecedência que seus fornecedores terão como te entregar os alimentos e bebidas necessários para a demanda diferente que você terá nesse momento. Mas ao mesmo tempo que você precisa ter comida suficiente, também deve atentar-se às sobras, elas acarretam gasto de dinheiro a toa além de serem um desperdício desnecessário de comida.

 

2- Calcule seu estoque

Para os dias de festas, noite de Natal e de Ano Novo, é provável que seu restaurante trabalhe com o sistema de reservas, o que é muito bom para poder calcular uma média de quanto estoque você precisará ter para suprir essas noites.

Já para os outros dias do mês é interessante estudar como foi o movimento no ano anterior, assim você pode calcular se terá dias cheios e com muitos pedidos e consegue prever a demanda que terá para abastecer seu estoque.

 

3- Garanta o seu staff

Ter um staff preparado para a correria do final do ano é essencial. E se você acha que corre o risco de faltar mão de obra, considere contratar pessoas sazonais. Mas lembre-se de que essas novas contratações devem ser de qualidade, afinal o atendimento é um ponto muito importante para o restaurante, ninguém quer ser tratado mal na ceia de Natal.

 

4- Prepare-se para mesas maiores

Mesas vazias de restaurante

Além dos jantares feitos nos dias de festas, almoços e happy hours de empresas também são muito comuns. Então é bom estar preparado para receber mesas grandes e demoradas. Uma boa ideia é, caso você ainda não o faça, trabalhar com reservas no almoço. Esses grupos grandes não necessariamente reservam, porém é uma maneira de gerenciar a quantidade de pessoas e mesas você terá no almoço.

 

5- Avalie fechar para confraternizações

Veja se é válido fechar o restaurante em dias próximos às datas comemorativas para confraternizações de empresas ou famílias grandes. Calculando o seu ganho dessa mesma época nos últimos anos, você pode chegar a um valor que faça ser válido fechar seu espaço para essas reuniões.

 

6- Faça um menu específico para as noites de festa

Fazer um menu exclusivo, além de dar um toque de exclusividade ao jantar também te ajuda muito, afinal você só se preocupará com um cardápio mais específico, a variedade de produtos que você precisa ter disponíveis diminui. Mas certifique-se de que você tem opções para agradar os mais variados paladares, além das receitas tradicionais, combine receitas vegetarianas e mais leves.

 

7- Precifique de maneira diferente os cardápios de festas

Faça um preço fechado para o menu – entrada, prato principal e sobremesa. O menu completo pode te permitir diminuir um pouco a porção do prato principal e, assim, ter uma margem de lucro melhor na refeição ou diminuir o preço desta. Você também pode fazer uma promoção de bebidas, como por exemplo do Champagne na noite de Ano Novo.

Taças cheias de champagne enfileiradas

Ninguém gosta de trabalhar no período de festas, porém o lucro que isso pode trazer ao seu restaurante vai fazer tudo isso valer a pena. Basta ter certeza de que tudo seja bem planejado e organizado.

Deixe uma resposta